Sebrae lança projeto sobre produção de morango no Sudoeste baiano

Com o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais da cadeia produtiva do morango, o Sebrae lança, em 2022, o projeto “Fomento da produção de morango no Sudoeste”. Os produtores interessados podem entrar em contato com o gestor responsável pelo  e-mail [email protected], ou por meio dos telefones (73) 3525-3552 e 0800 570 0800. Além disso, é possível entrar em contato com as secretarias de Agricultura das cidades envolvidas.

Por conta da diversidade climática do Planalto da Conquista, o cultivo do morango é bastante favorecido. A região Sudoeste já se destaca como uma das maiores produtoras de frutas na Bahia, mas o cultivo do morango é algo promissor e vem se expandindo cada vez mais. Por isso, o projeto busca, através da eficiência na produção e agregação de valor, o acesso a novos mercados e geração de renda aos beneficiários.

A expectativa é que sejam atendidos 40 empreendimentos rurais de micro e pequeno porte, com CNPJ, DAP ou NIRF vinculados à cadeia produtiva do morango na região do Sudoeste da Bahia, nos municípios de Maracás, Brejões, Itiruçu, Lajedo do tabocal, Nova Itarana e Barra do Choça.

Durante o projeto, serão executadas consultorias em planejamento, acesso a mercado, capacitações em gestão e finanças e ainda seminários e palestras. Os principais objetivos são: organização do setor e dos produtores, definição do período de cultivo ideal para o morango, aumento da produtividade através da inserção de tecnologia, acesso a novos mercados consumidores com potencial de compra em quantidade e capacitações aos produtores.

Advertisement