21 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

Ser branco, negro, vermelho ou amarelo, apenas evidencia o que está por fora, nunca o que há por dentro. Entretanto, a cor da pele já foi utilizada como justificativa para atitudes violentas, formatação de políticas discriminativas, e, consequentemente abusivas a uma enorme parcela da população mundo afora.
O que podemos fazer?
Devemos aproveitar datas como O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que é celebrado anualmente em 21 de março, para promovermos debates sérios, pacíficos e responsáveis sobre a urgência de se cultivar uma vivência respeitosa entre as pessoas e suas múltiplas origens étnicas. O respeito ao ser humano, independente de sua cor de pele não deve ser apenas motes ideológicos, ou mesmo simples bandeiras políticas de agremiações partidárias, deve ser um tema recorrente, abordado com respeito, e, sobretudo, confiança de que os envolvidos nesse debate buscam o aprimoramento de suas relações humanitárias.
E é com essa premissa que nós do CIDADANIA 23 apostamos na mudança de paradigmas através do dialogo, do respeito e do amor entre os povos, e dessa forma convidamos a todos a meditarem, pesquisarem e debaterem sobre essa data tão importante na busca pela convivência pacifica entre todos os homens.

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).
Lucas Batista

Advertisement