Com queda de índices de contaminação e de casos de Covid-19 gripário municipal é desativado

Depois de quase dois anos em funcionamento, primeiro como Centro de Atenção Municipal Covid-19, o encerrou as atividades nesta quinta-feira (14). No espaço passará a funcionar o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II, previsto para ser inaugurado no mês de maio.

A desativação do gripário se dá diante da nova realidade da Covid-19 no município, avaliando, principalmente, o ritmo de transmissão e a média de contaminação, que ocasionaram a uma redução constante da procura pela unidade.

A SMS levou em conta os indicadores que continuam em constante queda e o ritmo de transmissão abaixo de 1,0 há sete semanas consecutivas, além de uma média de casos ativos para Covid-19 abaixo de 17 e a taxa de internamento zerada.

“Agradecemos a cada profissional que atuou no gripário, prestando assistência a nossa população, mesmo chegando à exaustão e se expondo aos riscos, mas comprometidos com a missão de salvar vidas. Estamos felizes com a estabilidade dos números, com a perspectiva que iremos continuar nesse cenário, mantendo todas as recomendações sanitárias”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

Unidades aptas
Com a desativação do gripário a Secretaria Municipal de Saúde reprogramou as agendas das unidades de saúde para priorizar o atendimento aos pacientes com síndrome gripal, sem suspensão da agenda dos demais atendimentos.

Todas as unidades estão aptas para acolher o paciente sintomático respiratório, entendendo que a Covid-19, neste momento, se enquadra ao perfil das demais síndromes gripais.

A partir de agora, as pessoas com sintomas gripais terão três vias para notificação: o autocadastro, pelo Notifica PMVC, o Call Center e as unidades de saúde. Veja abaixo como irá funcionar o fluxo de atendimento na rede municipal de saúde.

 

Cuidados mantidos
A SMS orienta que os pacientes com síndromes gripais fiquem em isolamento de três a sete dias, até que o teste seja realizado e descartado para Covid-19. Isso também irá corroborar para que o ritmo de transmissibilidade de outros vírus, como a influenza, diminua. Além disso, vale lembrar que, com a chegada do outono e inverno, pode haver um aumento significativo de resfriados e gripes, fazendo com que o número de notificações por síndromes gripais não decaia.

A população deve manter os cuidados preventivos e de higiene, tomar todas as doses da vacina, para minimizar os riscos de contaminação por vírus respiratórios. Os dados epidemiológicos estão sendo avaliados semanalmente, e caso haja necessidade de mudança de conduta, a SMS irá informar previamente à população.

Advertisement