Guardas municipais e agentes de trânsito recebem treinamento para condução de veículos de emergência

 


Quarenta guardas civis e dez agentes municipais de trânsito participaram de um treinamento de condutores de veículos de emergência, com foco na prática de direção defensiva e ofensiva. As aulas teóricas aconteceram no auditório do Cemae. Os participantes aprenderam sobre direção defensiva, legislação e questões acerca da condução de viaturas de emergência.

As aulas práticas foram na pista do antigo aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo e abrangeram manobras, técnicas de frenagem em diversas velocidades, simulação com animais, crianças e pedestres para evitar acidentes, entre outros.

De acordo com o comandante da Guarda, capitão Cristóvão Lemos, o curso atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que os motoristas de veículos de emergência tenham essa especialização. Além disso, realça o comandante, o curso agrega conhecimento aos guardas que já haviam participado anteriormente de uma qualificação teórica, de 40 horas, sobre o mesmo assunto no Sest/Senat.

“O treinamento faz parte do nosso projeto de formação continuada. Esperamos que, com ele, os nossos guardas, assim como os agentes de trânsito, conduzam as viaturas enquadradas em veículos emergenciais de forma segura, protegendo a si próprios e, principalmente, a sociedade e, dessa forma, continuem prestando um bom serviço para a nossa cidade”, enfatizou o comandante.

O curso foi ministrado pelo Capitão Alden, que foi instrutor da Academia de Polícia Militar da Bahia (APM) e do Detran da Bahia.

Advertisement