O final de semana tem se tornado um verdadeiro teste de paciência para moradores de diversos bairros de Vitória da Conquista. A perturbação do sossego público, provocada por sons automotivos, festas em residências e bares, se tornou o principal motivo de chamadas para o 190, segundo informações da Polícia Militar.
O barulho excessivo não apenas incomoda vizinhos, mas também afeta o funcionamento de hospitais e o descanso de quem precisa trabalhar no dia seguinte. A situação se repete em diversos pontos da cidade, com destaque para os motoristas que abusam do som alto, especialmente à noite e na madrugada.
A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fiscalização de Posturas (na ação conhecida como Blitz do Silêncio), tem intensificado as ações para coibir esse tipo de infração. Em entrevista recente, o comandante do CPRS- Coronel Paulo, afirmou que a PM vai endurecer as medidas contra os infratores, com apreensão de veículos, equipamentos de som e autuações severas. Seja em bares, residências ou veículos, quem estiver desobedecendo a lei será responsabilizado”, garantiu.
Além do incômodo coletivo, estudos mostram que a exposição constante a sons em alto volume pode causar danos à saúde, como insônia, estresse, perda auditiva e até problemas cardiovasculares.
A orientação é clara: respeitar o limite de volume, pensar no coletivo e evitar penalidades. Afinal, o direito ao lazer de um termina onde começa o direito ao descanso do outro.