A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, prendeu em flagrante cinco pessoas envolvidas em furto, receptação e tráfico de drogas. O crime que chamou atenção ocorreu em uma residência no bairro Recreio, de onde foram levadas joias avaliadas em R$ 250 mil.
Após intensas diligências e análise de imagens de câmeras de segurança, a equipe identificou os autores do furto: um deles conhecido como JP, usuário de drogas com diversas passagens por furto, e o outro, vulgo Paulista, que vive em situação de rua na Praça Barão do Rio Branco.
A prisão de Paulista aconteceu por volta das 19h, após ele resistir à abordagem. Já JP foi localizado em casa e acompanhou os policiais voluntariamente. Ambos confessaram o crime e indicaram que parte das joias havia sido trocada por drogas com traficantes que atuam na região central da cidade.
Na sequência da operação, os policiais prenderam mais três envolvidos — entre eles uma mulher de vulgo “Negona”, que tentou destruir um celular ao perceber a chegada da polícia. Com ela e seu companheiro foram encontrados entorpecentes, dinheiro fracionado e parte das joias roubadas, como anel e bracelete de ouro com diamantes.
O caso chama atenção para a realidade de alguns indivíduos em situação de rua em Vitória da Conquista, que, apesar de receberem apoio social com alimentação, cobertores e roupas, acabam se envolvendo com o crime. Inclusive, há relatos de que pessoas vêm de outras cidades para viver nas ruas de Conquista devido à “vida confortável” proporcionada por esse acolhimento — mas que infelizmente acaba sendo mal utilizada por parte desses elementos.
Todos os detidos foram encaminhados ao Conjunto Penal, onde permanecem à disposição da Justiça. A ação rápida e eficaz da equipe da DRFR resultou na recuperação dos bens e na retirada de criminosos de circulação.