A Prefeitura de Vitória da Conquista inicia, nesta quinta-feira (15), a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento de lançamento acontece às 8h30, no Centro de Convivência Conquista Criança, com o tema: “Faça Bonito: Escutar é proteger”.
A ação é realizada em parceria com o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social (CMRPC) e envolve diversos setores como assistência social, saúde, educação, sistema de justiça, segurança pública, além de entidades da sociedade civil.
Com atividades durante todo o mês de maio, a campanha visa fortalecer ações de prevenção, ampliar a escuta e o acolhimento às vítimas e mobilizar a sociedade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os trabalhos serão intensificados em regiões com maior incidência de violações de direitos.
O lançamento contará com falas institucionais, apresentações culturais, atividades recreativas e um ato simbólico em defesa da infância. A prefeita Sheila Lemos, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, membros do CMRPC, conselhos tutelares e representantes do sistema de justiça e segurança pública participarão do evento.
Referência nacional
Vitória da Conquista é destaque nacional no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. Foi o primeiro município do Nordeste a implantar o Complexo de Escuta Protegida, modelo baseado na Lei Federal nº 13.431/2017, com reconhecimento de instituições como Unicef e Childhood Brasil.
Até o dia 30 de maio, ações educativas acontecerão em escolas, unidades de saúde e assistência social, organizações sociais e espaços públicos. O encerramento marcará um novo avanço: a implementação da Escola Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Unicef Brasil.
18 de Maio: um chamado à proteção
A campanha faz alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída em memória da menina Araceli Crespo, assassinada em 1973. O objetivo é convocar toda a sociedade a proteger a infância e garantir direitos fundamentais.