Após intensa investigação e dois meses de ações de inteligência, foi preso na tarde desta sexta-feira (23), no Espírito Santo, um dos criminosos mais temidos com atuação em Barra do Choça e região sudoeste da Bahia. Conhecido pelo apelido de “Lampião”, o homem era o líder de uma facção criminosa e tinha em seu histórico uma longa ficha de crimes, além da fama de comandar execuções e torturas em um esquema conhecido como “Tribunal do Crime”.
A operação foi coordenada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e do Espírito Santo, com apoio da Polícia Militar (92ª CIPM) e da Polícia Civil. A prisão representa um duro golpe contra o crime organizado na região.
Além do mandado de prisão em aberto, “Lampião” respondia por diversos crimes graves, incluindo ocultação de cadáver, tráfico de armas, lavagem de dinheiro, corrupção de menores, roubos e uso de documentos falsos. Para evitar ser reconhecido e preso, ele utilizava identidades falsas e comandava as ações criminosas de fora do estado.
As forças policiais seguem em operação com o objetivo de desarticular todo o grupo criminoso. Informações sobre comparsas de “Lampião” podem ser repassadas anonimamente pelo Disque Denúncia 181. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.