Reeducandos do Conjunto Penal de Barreiras se destacam no ENEM e garantem vagas em universidades públicas

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) novamente em evidência na mídia, o Conjunto Penal de Barreiras compartilhou os expressivos resultados obtidos pelos internos no ENEM PPL 2024 — a versão do exame destinada a Pessoas Privadas de Liberdade.

A unidade celebra conquistas significativas, especialmente no desempenho nas redações, resultado das ações pedagógicas implementadas, como os aulões preparatórios oferecidos aos custodiados.

Destaques dos resultados:

45,24% dos participantes alcançaram média geral superior a 400 pontos;

67,86% pontuaram em todas as áreas do conhecimento;

78,57% não zeraram a redação;

7 redações obtiveram notas acima de 800 pontos, com destaque para uma que alcançou 920 pontos;

52,38% tiveram mais de 450 pontos na redação.

No Sistema de Seleção Unificada (SISU), seis reeducandos foram aprovados em instituições públicas. Outros 19 internos garantiram vagas por meio de edital específico da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que oferece ações afirmativas para grupos em vulnerabilidade social.

Todos os aprovados foram devidamente matriculados com o suporte da administração do Conjunto Penal, que garantiu a documentação e o apoio necessários.

Nesta semana, dois desses reeducandos obtiveram autorização judicial para cursar presencialmente o ensino superior: um no curso de Licenciatura em História e outro no Bacharelado em Ciências Biológicas, ambos na UFOB. Os demais aguardam decisão individual da Justiça quanto à possibilidade de frequentar presencialmente os cursos.

A Direção do Conjunto Penal de Barreiras, em conjunto com a Cogestora Socializa Brasil, reafirma o compromisso com a educação como instrumento de transformação social e reintegração à sociedade.

Essa conquista representa mais do que uma aprovação. Ela é símbolo de que, mesmo em privação de liberdade, é possível sonhar, lutar e vencer por meio do conhecimento.” — declarou a direção da unidade.