*Histórico*: Na tarde de hoje a Polícia Civil da Bahia, através da *13ª Coordenadoria de Polícia Civil de Seabra* e *14ª Coordenadoria de Polícia Civil de Irecê*, com apoio dos *CATTIs Chapada e Diamantina*, e *5ª DTE*, deflagrou a Operação Strike para combater o tráfico de drogas, homicídios e roubo a Instituições Financeiras.
As investigações tiveram início após informações analisadas entre as duas Coordenadorias de Polícia Civil que identificaram imóveis situados no município de Cafarnaum onde estariam armazenadas armas de fogo de alto poder destrutivo e entorpecentes.
Diante de informações que apontavam que parte do material ilícito seria transportado na tarde de hoje num veículo Golf, as equipes da Polícia Civil iniciaram diligências para apreender os objetos.
Durante as diligências, o veículo Golf foi localizado nas proximidades de uma das residências alvo da Polícia Civil, localizada no povoado de Junco Novo, o que corroborou com as investigações em curso.
Com a similitude das informações, a Polícia Civil realizou cerco ao imóvel e notou movimentação no interior da residência, sendo feita entrada tática no imóvel.
Durante a ação, um indivíduo foi abordado quando saía por um dos portões da residência.
O indivíduo de iniciais L. S. S, vulgo “Nado” não ofereceu nenhuma resistência, informando que estava sozinho no imóvel.
Durante a varredura no local a Polícia Civil localizou armas de fogo, entorpecentes, munições, carregadores de armas de fogo, coletes balísticos, balaclavas e balança de precisão.
Todavia, as investigações apontavam para a existência de outras armas de fogo pertencentes ao grupo criminoso.
Assim, foi realizado o deslocamento para a segunda residência alvo, localizada no povoado de Recife de João André, também município de Cafarnaum, de propriedade de L. S. S, vulgo Nado.
No local, a Polícia Civil localizou mais armas de fogo e munições.
Encerradas as diligências, a Polícia Civil apreendeu durante a deflagração da *Operação Strike* o seguinte material ilícito:
01 fuzil cal. 762
01 fuzil Ak 47
01 carabina T-9, cal 9mm
01 revólver cal. 38
15 carregadores de fuzil cal 762
01 carregador de fuzil calibre 556
02 carregadores de carabina 9mm
04 carregadores de pistola calibre 9 mm
06 munições calibre 38
255 munições cal 762
218 munições cal 556
10 munições cal 32
01 munição cal. 50
17 kilos de cocaína
1,5 kilo de maconha
01 balança de precisão
04 coletes balísticos
03 balaclavas
01 veículo automóvel VW Golf Comfortline
01 motocicleta Sahara 300
De acordo com as investigações o material apreendido pertence a Organização Criminosa Bonde do Maluco, sendo o líder local conhecido como “Bruxo”.
A Polícia Civil estima ter causado um prejuizo financeiro de $ 800.000,00 (oitocentos mil reais) a Organização Criminosa.
As investigações terão continuidade com o objetivo de alcançar outros integrantes da súcia atuante em toda região da Chapada Diamantina.
FONTE: POLÍCIA CIVIL DA BAHIA