PRF apreende 22 ampolas de medicamentos controlados durante fiscalização em Vitória da Conquista

O Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 22 ampolas de medicamentos controlados na tarde desta quinta-feira (31), por volta das 17h10, durante uma fiscalização no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Os produtos estavam em embalagens dos medicamentos Mounjaro e Ozempic, com rótulos em espanhol e características de procedência e quantidade duvidosas. A carga também não possuía o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, exigido para transporte legal de mercadorias.

Os medicamentos são aprovados pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2, mas vêm sendo utilizados de forma indevida para perda de peso — o que é conhecido como uso “off-label”. A venda no mercado brasileiro é proibida sem regularização, e no caso, a encomenda estava acompanhada apenas de um Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE), sem qualquer descrição do produto.

A apreensão ocorreu durante abordagem a um ônibus interestadual que fazia a linha Campo Grande (MS) x Recife (PE). A encomenda estava endereçada para a cidade de Jequié (BA).

A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal, em Vitória da Conquista, para os devidos procedimentos legais.