CRIME RECORRENTE: Ladrões furtam 500 metros de fios na Av. Brumado pela 3ª vez em dois meses; DRFR investiga

A criminalidade volta a deixar um trecho de Vitória da Conquista às escuras. A Coordenação de Iluminação Pública confirmou um novo furto de cabos na Avenida Brumado, o terceiro registrado na mesma localidade em um período de apenas dois meses, evidenciando a audácia dos ladrões.

A equipe do Blog do Léo Santos esteve no local para constatar o fato e conversou com exclusividade com o coordenador de Iluminação Pública, Ramon Soares. Segundo ele, desta vez foram levados cerca de 500 metros de fios que alimentavam os postes do canteiro central. O trecho afetado fica entre o Atacadão e o Supermercado Economart. “O prejuízo para o município pode chegar a R$ 3.500,00 só nesta ocorrência”, detalhou o coordenador.

Ramon Soares informou que um boletim de ocorrência já foi registrado no Disep e que as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizarão a reposição dos cabos ainda nesta terça-feira (5).

Reforçando a apuração do crime, uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando do delegado Dr. Odilson Pereira, também esteve no local para dar início às investigações e coletar informações que possam levar aos autores.

Um problema que se espalha pela cidade
Este não é um caso isolado. Em 2025, furtos de fiação pública já foram registrados em diversas outras áreas, como a Avenida Integração, Anel Viário, Praça Vitor Brito, Parque da Lagoa das Bateias e vários pontos do Bairro Brasil e Loteamento Comveima.

Crime com graves consequências
O furto de fios é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão se houver interrupção de serviço público. Comprar o material furtado (receptação) também é crime.

Mais do que o prejuízo financeiro e a escuridão que favorece outros crimes, a prática gera um risco mortal. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que as mortes relacionadas a este tipo de furto aumentaram 260% em 10 anos no Brasil. Só em 2024, foram 54 mortes.

Confira o vídeo: https://www.instagram.com/reel/DM-jJm9RR6b/?igsh=djNyYjY0MnFjcWNt