
Barra do Choça, cidade conhecida como a “Caixa D’água” do sudoeste baiano e grande produtora de café, está prestes a alcançar um novo marco em seu desenvolvimento.
Com um investimento de aproximadamente R$ 75 milhões, a Embasa está implantando um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que garantirá 100% de cobertura na sede do município, tornando-a a primeira da região a atingir essa meta.
O grandioso empreendimento, financiado com recursos do FGTS (através do programa Saneamento para Todos, com a Caixa como agente financeiro) e da própria Embasa, beneficiará cerca de 45 mil pessoas e conectará mais de sete mil imóveis à nova rede.
A obra inclui a instalação de 78 quilômetros de rede coletora e a construção de uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar 51 litros de dejetos por segundo. Após o tratamento, o efluente será devolvido ao meio ambiente dentro de todos os parâmetros de qualidade exigidos pela legislação ambiental.

Segundo Jackson Rangel, gerente de obras da Embasa, a implantação do sistema trará um impacto direto na qualidade de vida da população.
“Empreendimentos deste porte são cruciais para a saúde pública, meio ambiente e a qualidade de vida, e esta importante demanda do município vai trazer bem-estar à população e esperança de um futuro melhor”, afirmou.
Além de prevenir a degradação ambiental, o sistema de esgotamento sanitário é fundamental para a melhoria das condições de saúde e higiene de toda a comunidade.




