
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a “Operação Ouro”, uma ação interestadual para desarticular uma facção criminosa originária do Rio de Janeiro com forte atuação no sudoeste baiano. A operação resultou na prisão de duas lideranças do grupo em Vitória da Conquista.
Os presos na cidade eram integrantes do “núcleo financeiro” da facção, responsáveis por movimentar o dinheiro do crime. Segundo a polícia, um dos investigados capturados possui um histórico criminal extenso em outros estados, incluindo roubos a bancos.
A “Operação Ouro” investiga a atuação do grupo em crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ao todo, quatro pessoas foram presas: duas em Vitória da Conquista e duas no estado de Pernambuco, onde a organização também possuía ramificações.
Esta ação é um desdobramento de uma investigação robusta que já resultou no indiciamento de outras oito pessoas por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A operação em Conquista foi realizada por equipes da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), com o apoio da 10ª Coorpin, Dirpin/Sudoeste e do Draco. Durante as buscas, foram apreendidos dois veículos, um notebook e aparelhos celulares, que serão periciados.




