
O Partido dos Trabalhadores (PT) se posicionou formalmente sobre a escalada de tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela. Em nota divulgada no domingo (31) e assinada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), o partido criticou duramente a mobilização militar do governo de Donald Trump no Caribe e reafirmou a defesa da soberania venezuelana.
A manifestação do PT ocorre após os EUA enviarem, no último sábado (30), mais um navio de guerra para a região, aumentando a frota que já conta com outros sete navios e um submarino nuclear, somando cerca de 4.500 militares.
“Não aceitamos ameaças, nem tão pouco atos violentos contra a Venezuela. Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso”, diz um trecho da nota. O partido defende que os desafios do continente devem ser superados sem “intervenções autoritárias, alheias ao continente”.
Do lado americano, o chefe de gabinete de Donald Trump, Stephen Miller, declarou que o objetivo das ações militares é desmantelar cartéis de drogas e facções terroristas na região. A nova embarcação enviada é projetada para defesa aérea e tem capacidade de lançar mísseis de longo alcance.
A nota do PT eleva o tom no debate diplomático, inserindo o Brasil na discussão e reforçando a tradição da política externa brasileira de buscar soluções pacíficas para os conflitos na América do Sul, em contraponto à demonstração de força dos Estados Unidos.




