ATAQUE LETAL NO CARIBE: Trump anuncia que EUA afundaram barco com drogas da Venezuela; 11 teriam morrido

A crise entre os Estados Unidos e a Venezuela escalou para um confronto militar direto. Em um pronunciamento no Salão Oval nesta terça-feira (02), o presidente Donald Trump anunciou que as forças americanas “atiraram” e atingiram um barco que transportava drogas da Venezuela. O ataque, confirmado como “letal”, teria resultado na morte de 11 pessoas.

“Aconteceu há poucos instantes. E nosso grande general […] nos deu um breve resumo, e vocês verão. Elas [as drogas] vieram da Venezuela, e em grande quantidade”, declarou Trump, prometendo mais ações do tipo.
Pouco depois, o influente senador americano Marco Rubio confirmou a ação em suas redes sociais. “Hoje as Forças Armadas dos EUA realizaram um ataque letal no sul do Caribe contra um navio de drogas que havia partido da Venezuela e era operado por uma organização designada como narcoterrorista”, postou.

Autoridades do Pentágono, segundo o jornal The New York Times, confirmaram que houve um “ataque de precisão”, termo que geralmente implica um ataque aéreo, mas não deram mais detalhes.

Este ato de força representa uma nova e perigosa fase na crise. A ação ocorre em meio a uma grande mobilização de navios de guerra e um submarino nuclear americano na região, que o governo dos EUA alega ser para combater cartéis, mas que o governo de Nicolás Maduro classifica como uma ameaça direta e uma violação de tratados internacionais.

A ação militar letal eleva ao máximo a tensão na América do Sul, com consequências ainda imprevisíveis para a estabilidade da região.