CNH ATÉ 80% MAIS BARATA: Governo planeja fim da obrigatoriedade de autoescola, e mudança pode valer ainda em 2025

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ficar até 80% mais barato, e a mudança pode acontecer ainda este ano. A informação foi confirmada pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, em uma entrevista que anima futuros motoristas.

Um projeto do Ministério dos Transportes, que está em análise final no governo, prevê acabar com a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obter a habilitação nas categorias A (motos) e B (carros).

Como vai funcionar?

A proposta não elimina a necessidade de aprender a dirigir, apenas retira a exigência de que o aprendizado seja feito exclusivamente em uma autoescola. Os candidatos ainda precisarão ser aprovados nos rigorosos exames teórico e prático do Detran para comprovar que estão aptos a dirigir com segurança.

A medida visa reduzir drasticamente o custo da CNH, que em alguns estados pode chegar a R$ 3.000, tornando o documento mais acessível para a população.

Quando a mudança acontece?

Segundo o secretário Adrualdo Catão, o processo será rápido. A minuta da proposta será publicada “em breve” para uma consulta pública de 30 dias. Como a alteração será feita por uma resolução do Contran, ela não precisa passar pelo Congresso Nacional.

Ao ser questionado se a nova regra poderia entrar em vigor até o fim de 2025, o secretário foi otimista: “Com certeza. Antes, até”, declarou.