
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na tarde desta terça-feira (2), um importante pacote de projetos de lei que reestrutura a organização das Polícias Militar e Civil no estado. As mudanças, propostas pelo Governo do Estado, visam modernizar as corporações e fortalecer o combate à criminalidade.
Para a Polícia Militar, foi aprovada a criação de 25 novas unidades, entre Batalhões, Companhias Independentes e Comandos Regionais. Para a região Sudoeste, a novidade é a instalação de um novo Comando Regional na cidade de Jequié, o que deve impactar a gestão da segurança em toda a área.
Também serão criados 473 novos cargos de chefia e coordenação.
Na Polícia Civil, a reestruturação inclui a criação do cargo de Delegado-geral Adjunto de Operações e de cinco novas Diretorias Regionais no interior, em cidades estratégicas como Feira de Santana e Porto Seguro, para ampliar a atuação investigativa.
Segundo o líder do governo na Alba, Rosemberg Pinto (PT), a reestruturação dota as polícias de “capacidade, tanto do ponto de vista dos recursos humanos, quanto de uma melhor estrutura”.
Já o líder da oposição, Tiago Correia (PSDB), reconheceu que os projetos visam melhorar a segurança, mas ponderou que “ainda é preciso muito para avançar”.
Outros dois projetos, que alteram a estrutura da SSP-BA e ampliam a convocação de policiais da reserva, ainda serão votados na próxima semana.




