
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a “Operação Rapina”, uma ação de combate à disseminação de conteúdo de exploração sexual infantojuvenil em Vitória da Conquista. A investigação contou com a colaboração do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.
A operação foi conduzida pelo Núcleo da Criança e do Adolescente da 10ª Coorpin, em conjunto com a Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, em Brasília.
As investigações começaram após uma denúncia internacional encaminhada pelo FBI. A agência americana identificou a circulação de Material de Abuso Sexual Infantil (CSAM) em grupos da plataforma Telegram e rastreou um dos usuários que compartilhava imagens, vídeos e links até um endereço em Vitória da Conquista.
Durante a ação de hoje, o investigado foi detido e seus aparelhos eletrônicos — notebook, celular e pen drives — foram apreendidos. O material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que participou da operação e agora realizará a perícia.
A Polícia Civil reforça o seu compromisso no enfrentamento rigoroso ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.




