PATRIOTISMO E EMOÇÃO: Desfile de 7 de Setembro em Conquista e a celebração a independência do Brasil

As cores verde, amarelo, azul e branco tomaram conta da Avenida Integração na manhã deste domingo (7) para o tradicional Desfile Cívico em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil.

Organizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, o evento deste ano teve um tema especial e emocionante: “Mulheres de ontem e de hoje: Construindo o futuro de Vitória da Conquista”.

Cerca de 1.800 alunos de 18 escolas municipais, juntamente com 20 entidades civis e as forças de segurança, desfilaram para um grande público. O desfile da Secretaria de Educação (Smed) foi um dos pontos altos, com 14 alas que homenagearam desde a “Mãe Terra” até mulheres na política, saúde, empreendedorismo e artes.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do evento. “É muito importante mostrar às nossas crianças o amor que a gente tem pelo nosso país. Estamos presentes com 18 escolas municipais em homenagem às mulheres conquistenses que fizeram essa cidade, mulheres de ontem e de hoje que contribuem para construir o futuro de Conquista”, afirmou a gestora.

O desfile também contou com a imponente participação do Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e SAMU 192. A Polícia Militar teve um destaque especial, comemorando os 200 anos de criação da corporação e os 35 anos da inclusão feminina, apresentando um pelotão formado exclusivamente por mulheres.

Para o público, que lotou a avenida, o sentimento era de orgulho e tradição. “Quando éramos pequenos, a nossa mãe levava a gente e eu continuei a tradição levando os filhos. E, hoje, é a vez de acompanhar os netos. São as raízes que devemos deixar para os nossos filhos”, contou a dona de casa Lúcia Santana.

A estudante Isabelly Prado, que desfilou, elogiou a escolha do tema. “Eu achei o tema atual, contemporâneo. Até pouco tempo atrás as mulheres não podiam nem votar. Estamos entregando um conceito importante de mostrar que as mulheres também podem liderar”, salientou.

O evento transcorreu com tranquilidade e organização, reafirmando-se como um dos momentos mais importantes do calendário cívico e cultural de Vitória da Conquista.