
Ameaças se intensificaram após o voto do ministro pela condenação de Bolsonaro. Posts incitavam ataques violentos a ministros, familiares e a destruição do prédio do STF.
A tensão política no Brasil atingiu um novo e perigoso patamar após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, revelou nesta semana que acionou a Polícia Federal para investigar uma onda de milhares de ameaças de morte e de ataques violentos que tem recebido nas redes sociais.
O estopim para as ameaças foi o seu voto, na última terça-feira, pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus na ação da trama golpista. Segundo o ministro, as postagens usam um código assustador: a expressão “fazer o Nepal” no Brasil.
“Ontem mesmo eu representei à Polícia Federal, porque passaram o dia milhares de postagens dizendo que eu deveria ir para o Nepal, ou que iriam fazer o Nepal aqui e que iam tocar fogo na casa das pessoas”, disse Dino durante a sessão do STF.
A referência ao Nepal não é aleatória. O país asiático viveu, nos últimos dias, uma onda de protestos extremamente violentos que resultou na morte de mais de uma dúzia de pessoas, centenas de feridos e na renúncia do chefe de governo local.
As mensagens enviadas a Dino e a outros ministros, segundo a representação enviada à PF, são explícitas. Uma delas diz: “O Nepal mostrou para todos nós brasileiros o caminho para acabar com vocês”. As postagens incitam ataques letais contra os ministros e seus familiares, além de sugerirem a destruição da sede do Tribunal.
Para Flávio Dino, as mensagens ultrapassaram o limite da crítica política e se tornaram uma clara incitação à violência, colocando em risco a segurança de autoridades e a estabilidade das instituições. Ele solicitou à Polícia Federal uma investigação rigorosa para identificar os autores das ameaças. O episódio revela a perigosa escalada da polarização no país após o julgamento histórico.




