CIDADE SITIADA: Medo e violência fecham escolas e postos de saúde no extremo sul da Bahia após 6 mortes em uma semana

A escalada da violência no extremo sul da Bahia impôs uma rotina de medo aos moradores de Santa Cruz Cabrália. Pelo menos três escolas e dois postos de saúde suspenderam completamente suas atividades nesta quinta-feira (18), como resposta a uma onda de crimes que já deixou seis mortos em menos de uma semana.

O estopim para a suspensão dos serviços foi um intenso tiroteio ocorrido na tarde de quarta-feira (17). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram criminosos armados com pistolas e até fuzis trocando tiros em plena via pública, aterrorizando a comunidade.

Como medida de segurança, as unidades de ensino dos bairros Geraldão e Campinho, áreas mais afetadas pelo confronto, anunciaram que as aulas estão suspensas até a próxima segunda-feira (22). O Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, localizado no centro, informou que irá abonar as faltas de alunos e funcionários que residem nas áreas de risco e não se sentem seguros para se deslocar.

Polícia Militar reforça ações
Em resposta à crise, a Polícia Militar informou que intensificou o policiamento na região por meio da “Operação Dominus Areae”. Segundo a corporação, o trabalho inclui o reforço de patrulhas em pontos estratégicos, o emprego de equipes especializadas e o apoio do setor de inteligência para identificar e prender os envolvidos.

Nos últimos sete dias, a operação já resultou na prisão de quatro pessoas em flagrante, na apreensão de oito armas de fogo e na recuperação de quatro veículos roubados.