PREPARE A CAIXA D’ÁGUA: Reparo em adutora reduzirá em 15% a oferta de água em Conquista

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista funcionará com uma redução de 15% em seu volume de distribuição. A medida, que afeta também a cidade de Belo Campo, tem previsão de durar até a próxima sexta-feira, 26 de setembro.

Segundo a empresa, a redução é necessária para a realização de um reparo em uma das principais adutoras do sistema.

A tubulação precisou ser remanejada por conta das obras de ampliação do sistema de abastecimento, que estão em andamento, e agora passará por uma intervenção para estabilizá-la em seu novo local e consertar um trecho danificado.

Com a redução de 15%, a rede distribuidora trabalhará com menor pressão. Isso pode causar interrupções no fornecimento de água, principalmente em áreas mais altas da cidade e em localidades rurais, que necessitam de maior pressão para que a água chegue.

Por isso, a Embasa recomenda fortemente que a população de Vitória da Conquista e Belo Campo utilize a água armazenada nos reservatórios de casa de forma consciente, evitando ao máximo o desperdício.

O gerente regional, Manoel Marques, explicou a necessidade do prazo. “Para garantir o pleno funcionamento desse equipamento com toda segurança, precisamos aguardar o tempo de secagem, por isso vamos precisar de alguns dias até que a adutora possa operar novamente”, afirmou.

Reparo faz parte de obra de R$ 80 milhões

A manutenção atual faz parte de um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões que está sendo feito para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de Vitória da Conquista. A obra prevê a instalação de uma nova adutora de 13 quilômetros e a construção de duas novas estações de bombeamento, que aumentarão o volume de água para a cidade.

Informações do Blog do Sena