
Um homem de 61 anos, acusado de liderar um grupo especializado em extorsão mediante sequestro no sul da Bahia, foi preso na manhã desta segunda-feira (6), na capital do Rio de Janeiro. A “Operação Alligator” foi uma ação integrada da Polícia Civil da Bahia e do Rio de Janeiro que conseguiu desarticular a organização criminosa.
A quadrilha era responsável por pelo menos três sequestros na região de Ubaitaba, no sul da Bahia. Segundo as investigações, o grupo mantinha as vítimas em cativeiro e exigia dinheiro para a libertação. O crime mais recente foi registrado em 23 de setembro deste ano, quando uma mulher de 55 anos foi sequestrada.
A operação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) da Bahia e pela 7ª Coorpin/Ilhéus, com o apoio crucial da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. As equipes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos endereços na capital fluminense.
O líder do grupo, de 61 anos, foi capturado e, surpreendentemente, já utilizava uma tornozeleira eletrônica. Ele possui uma extensa ficha criminal, com passagens por invasão a residências, roubo de carga, tráfico de drogas e outros crimes.
As apurações da polícia indicaram que os criminosos já planejavam novos sequestros para as próximas semanas. A ação integrada conseguiu impedir a continuidade dos crimes. O preso permanece custodiado e à disposição da Justiça.




