NÃO É AUMENTO! Entenda o novo projeto da COSIP que pode deixar a conta de luz MAIS BARATA para a maioria em Conquista

Em meio a muitas dúvidas e informações distorcidas que têm circulado pela cidade, o Blog do Léo Santos traz um esclarecimento sobre o novo projeto da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). Ao contrário do que muitos pensam, a mudança, proposta pelo Executivo Municipal e já aprovada em primeira votação na Câmara, não é um aumento generalizado e, na prática, deve reduzir o valor pago pela maioria das famílias.

Atualmente, o modelo de cobrança da COSIP é injusto. Ele se baseia em um percentual fixo, fazendo com que uma família de baixo consumo pague quase o mesmo valor de uma residência com alto consumo de energia.

O novo projeto corrige essa distorção. A cobrança passará a ser proporcional ao consumo de cada um. A regra é simples: quem consome menos energia, pagará menos pela taxa de iluminação. Quem consome mais, pagará mais.

O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo, foi claro ao afirmar o objetivo: “Na prática, a maioria das famílias conquistenses — especialmente as de consumo médio ou baixo — deve pagar menos pela taxa”.

A justificativa do projeto é garantir os recursos necessários para continuar modernizando a iluminação pública da cidade, o que impacta diretamente na segurança das ruas, além de permitir a instalação de abrigos de ônibus mais modernos e confortáveis para a população.

O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara de Vereadores, mas o debate central foi estabelecido: a proposta não é sobre aumentar impostos, mas sim sobre criar um sistema mais justo, transparente e proporcional para financiar um serviço essencial em Vitória da Conquista.