
O Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (28) a autorização para a realização de concursos públicos que visam preencher 890 vagas em oito diferentes órgãos e secretarias estaduais. A informação foi detalhada em um evento oficial, onde foram apresentados os cargos e o impacto financeiro previsto para os próximos anos.
Do total de vagas, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) é o órgão com a maior quantidade de postos, somando 200 oportunidades.
Destas, 160 são para o cargo de Fiscal e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária. A previsão é que os novos servidores da ADAB iniciem suas atividades em julho de 2026.
Para os demais concursos autorizados, a expectativa é que ocorram até 1º de julho de 2026, com a convocação dos aprovados programada para o ano de 2027. A entrada dos 890 novos servidores deve gerar um impacto financeiro na folha de pagamento estimado em mais de R$ 175 milhões em 2027 e R$ 178 milhões em 2028.
Além das vagas já anunciadas, o governo informou que um novo concurso para a área de Segurança Pública, com vagas para a Polícia Civil e a Polícia Penal, será detalhado na próxima semana. O governo também planeja convocar em breve 153 agentes penitenciários que já foram aprovados em um concurso anterior.




