Governo da Bahia anuncia 750 vagas para Polícia Civil e 2.000 novos PMs em pacote de reforço à segurança

O Governo da Bahia anunciou um novo conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a Segurança Pública no estado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta terça-feira (4), com um pacote focado em investimentos, inteligência, integração e inclusão. Estas novas ações se somam a mais de R$ 1 bilhão que já foram investidos na área desde 2023.

O principal destaque do pacote é a ampliação do efetivo policial. O governo autorizou a realização de concursos públicos com 750 vagas para a Polícia Civil. Além disso, serão convocados 85 oficiais da Polícia Militar, 41 do Corpo de Bombeiros e 153 policiais penais. O governador também anunciou a entrada em serviço de dois mil novos policiais militares até o fim deste ano e o chamamento de 600 reservistas da PM.

Na área de infraestrutura, o plano inclui a entrega de mais 500 novas viaturas até dezembro de 2025 e a construção de 66 novas unidades operacionais para as forças policiais. O sistema prisional baiano também será ampliado em 1.756 vagas.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o fortalecimento da segurança é uma prioridade da gestão. “Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Esses investimentos fortalecem o trabalho das polícias, segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou.

As medidas também preveem a modernização da tecnologia e inteligência, com a implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, a construção de uma nova sede para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a aquisição de novos drones para monitoramento de grandes eventos.