Carlos Sodré articula refundação do PTB na Bahia e desponta como pré-candidato ao Senado em 2026

O cenário político baiano visando 2026 começa a se movimentar com a refundação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no estado. Na linha de frente desse processo está o advogado Carlos Sodré, ex-subsecretário de Agricultura e de Administração Penitenciária da Bahia, que atua como vice-presidente estadual da legenda.

O movimento de Sodré tem avançado da sua base no Sul da Bahia para Salvador e outras regiões, e seu nome ganha força como um possível pré-candidato ao Senado.

Essa articulação é feita em parceria com o presidente da Comissão Estadual Provisória do partido, Marcelo Barreto. Sodré já tem recebido importantes sinalizações de apoio. Durante um evento de comemoração do seu aniversário na cidade de Itapé, ele recebeu o apoio de diversas lideranças regionais, como o ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões; o ex-prefeito de Ipiaú, José Mendonça; o ex-prefeito de Ituberá, Dr. Kleber; e o atual prefeito de Itapé, Reinaldo das Batatas.

A refundação do PTB ocorre em nível nacional e é liderada pelo ex-deputado federal Vivaldo Barbosa. Ele explicou que, após a fusão que extinguiu os antigos partidos para criar o PRD, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a coleta de assinaturas para regularizar a legenda novamente.

O objetivo é resgatar o espírito histórico do trabalhismo brasileiro, e não apenas criar mais um partido. Para isso, o novo PTB precisa coletar 547 mil assinaturas em todo o país (0,5% dos votos válidos para deputado federal na última eleição). A meta é concluir o processo a tempo de participar das eleições de 2026.