
São cerca de 3.200 alunos matriculados e habilitados para realizar a prova, que tem o objetivo de avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e outras áreas em todo o estado da Bahia.
A prova Sabe já foi aplicada aos estudantes do 5º e 9º ano no mês de outubro. Ao longo de todo o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) desenvolveu estratégias voltadas para professores e estudantes se preparem, com reforços das disciplinas, aulões e aplicação de simulados.
O coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira, destacou a importância da prova para a Educação do município. Segundo ele, o Sabe é uma importante ferramenta para monitorar a aprendizagem, identificar defasagens e subsidiar a elaboração de políticas públicas.
Além das estratégias de preparação, o coordenador destacou o Prêmio EducAção Conquista, que visa valorizar e incentivar o desempenho dos profissionais e alunos que demonstrarem melhoria nos resultados.
Diretoras da rede municipal também ressaltaram o trabalho de preparação. Gilmara Dantas, da Escola Municipal Zulema Cotrim, falou sobre o esforço conjunto de escola, família e comunidade. Já Rosemary Morais, coordenadora na Escola Municipal José Mozart Tanajura, destacou que o trabalho envolve preparar os estudantes emocionalmente, ajudando no controle da ansiedade para o momento da prova.

Fonte: Ascom – PMVC




