
Animais chegaram debilitados após apreensão da Polícia Civil; espécie ameaçada de extinção estava entre as vítimas.
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista recebeu, nesta segunda-feira (18), uma grande remessa de aves vítimas do tráfico e cativeiro ilegal. Ao todo, 162 pássaros foram entregues ao órgão após uma operação da Polícia Civil realizada no município de Poções.
A situação em que os animais foram encontrados era alarmante. Devido às condições precárias de armazenamento e transporte impostas pelos criminosos, muitos pássaros chegaram extremamente debilitados e, infelizmente, oito deles não resistiram e morreram antes mesmo do início do tratamento.
Entre as aves apreendidas, a equipe identificou espécies conhecidas como papa-capins, cristinha, bigodinho, cardeais e periquito-vaqueiro. O destaque negativo ficou para a presença do caboclinho, uma espécie que já consta na lista de animais ameaçados de extinção, o que agrava o crime ambiental.
Agora, a luta é pela sobrevivência dos que restaram. O médico-veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, explicou que os pássaros estão recebendo cuidados intensivos, incluindo hidratação, alimentação suplementar e medicamentos.





