Chuvas na Zona Rural: Prefeitura intensifica monitoramento e manutenção de estradas para evitar transtornos

Com o aumento do volume de chuvas na região, a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), reforçou as ações de manutenção nas estradas vicinais. O objetivo é garantir a trafegabilidade e a segurança dos moradores dos 11 distritos e mais de 300 povoados do município.

O trabalho segue um cronograma que prioriza emergências causadas pelo clima e as demandas das comunidades. As equipes estão atuando com patrolamento (nivelamento) e cascalhamento, além da limpeza essencial de canais pluviais para prevenir alagamentos.

Ações por localidade

• José Gonçalves e São Sebastião: O Posto Avançado (Subprefeitura) foca na limpeza de passagens de água e recuperação de estradas, como a da Pedra Branca. Segundo o coordenador Gustavo Barros, o trabalho é realizado “a todo vapor” para prevenir deslizamentos e danos à infraestrutura.
• Bate-Pé: Com registro de mais de 35mm de chuva, máquinas retroescavadeiras foram enviadas para corrigir passagens de riachos, incluindo a estrada de Laranjeira.
• Iguá, Rancho Alegre e Lagoa Formosa: Foram realizados serviços de manilhamento, limpeza de canais e construção de passagens de água.
• Cabeceira do Jiboia e Inhobim: Mesmo com o acumulado de 40mm de chuva, o monitoramento segue constante para assegurar o ir e vir da população.

O secretário interino da SMDR, Daniel de Freitas, reforçou que, embora o trabalho seja contínuo durante todo o ano, a atenção é redobrada neste período chuvoso para garantir agilidade e segurança.