
A nova Lei Orgânica de Vitória da Conquista foi promulgada nesta segunda feira 1º em edição do Diário Oficial. O texto considerado a Constituição Municipal passou por ampla revisão ao longo de 2025 trazendo atualizações adequações constitucionais e dispositivos inéditos.
Entre os pontos de maior destaque está a autorização para que o presidente da Câmara Municipal possa disputar a reeleição dentro da mesma legislatura algo que antes não era permitido. A mudança abre caminho para que o atual presidente Ivan Cordeiro do PL tenha a possibilidade de concorrer novamente ao comando da Casa no próximo biênio permanecendo na mesma legislatura.
A possibilidade de uma candidatura à reeleição ainda não começou a ser tratada oficialmente mas já circula nos bastidores da política conquistense. A expectativa é que as articulações internas ganhem força apenas em 2026 quando o Legislativo inicia os movimentos para a próxima eleição da Mesa Diretora.
A aprovação da nova Lei Orgânica ocorreu em primeiro turno no dia 31 de outubro com votação unânime. O texto foi elaborado por uma Comissão Especial da Câmara e discutido em audiências públicas realizadas em instituições como a Uesb a Faculdade Santo Agostinho e a OAB reunindo representantes da sociedade civil especialistas e setores organizados.
Reportagem Léo Santos





