Governo Municipal manifesta pesar pela morte do comerciante João Torres Matos

A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta profundamente a morte do comerciante do setor de artigos de papelaria, João Torres Matos, um dos mais antigos e queridos empresários do comércio conquistense.

Conhecido popularmente como João Usura, apelido dado pelos amigos, João faleceu aos 84 anos, no Hospital das Clínicas de Conquista, na tarde deste sábado (6), por complicações de saúde.

Proprietário da JoãoPel Papelaria, loja situada na Alameda Lima Guerra, via conhecida no passado como “Beco da Tesoura”, devido à quantidade de alfaiates estabelecidos no local, João costumava reunir os amigos, na porta de sua loja, para falar de política e até dar palpites naqueles que seriam, na sua opinião, os mais votados e eleitos para a Câmara Municipal. Também era colecionador de “santinhos” de pessoas falecidas, algo que fazia como uma espécie de homenagem aos que partiram, principalmente os amigos.

Além de sua simpatia, outra característica de João Torres era o amor por Vitória da Conquista e pela história do município, compartilhada diariamente com amigos como o historiador Durval Menezes, que se sentava no banquinho, estrategicamente colocado à porta da papelaria, para relembrar o passado, rindo de fatos que à época foram considerados sérios, mas que com o passar do tempo se tornaram motivos de risos. Suas lembranças contribuíram muito para juntar fatos que resultaram na produção de livros que narram a história de Vitória da Conquista.

O funeral acontece na manhã deste domingo, na Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente, situada na Avenida Joaquim Hortélio, 30 – Recreio, Vitória da Conquista. O local de sepultamento não foi informado.

Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos, em nome do Governo Municipal, manifesta pesar e solidariedade à esposa de João Torres, filhos, netos, bisnetos e dos muitos amigos que sentirão falta da amizade sincera e dos momentos de bate-papo prazerosos que a cada dia se tornam mais escassos.