
Uma nova e intensa ofensiva contra o crime organizado foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O Governo do Estado mobilizou um efetivo de mais de 1.000 policiais civis e militares para atuar no Complexo do Salgueiro, em mais uma etapa da Operação Contenção.
As forças de segurança cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da facção Comando Vermelho. Desde as primeiras horas do dia, o clima é de tensão na região. Houve resistência por parte dos criminosos, e as equipes policiais precisaram remover barricadas em chamas e veículos carbonizados que bloqueavam as vias de acesso.
Esta ação ocorre na sequência da etapa anterior da Operação Contenção, realizada em 28 de outubro de 2025, que ficou marcada como a ação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, resultando em 121 mortos (incluindo quatro policiais) e 99 presos.
Para esta nova fase, o aparato de segurança é robusto. A Polícia Militar atua com 880 agentes de unidades de elite como BOPE e Choque, apoiados por 20 veículos blindados, duas aeronaves e quatro ambulâncias. Já a Polícia Civil participa com 120 agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e delegacias da região.

Por Léo Santos




