
A fiscalização continua intensa em Vitória da Conquista. Nesta quinta-feira (18), a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) apreendeu 400 quilos de carnes estragadas em dois açougues da cidade: um localizado no Bairro Brasil e outro no Centro.
Todo o material apreendido foi imediatamente retirado e enviado para descarte seguro no Aterro Sanitário Municipal.
Embora não tenha havido interdição imediata dos locais, os proprietários foram autuados e receberam um prazo de 8 dias para adequar seus estabelecimentos às normas sanitárias, sob risco de penalidades maiores.
Números impressionantes
Somando as operações de quarta e quinta-feira, a Visa já retirou de circulação mais de 830 quilos de alimentos impróprios para consumo em apenas 48 horas. O coordenador do órgão, Maico Mares, apresentou um balanço anual alarmante: de janeiro até hoje (18 de dezembro), foram apreendidos 9.630 quilos de alimentos estragados na cidade, sendo mais de 1,5 tonelada apenas de produtos cárneos.
A Vigilância informou que, mesmo com o recesso administrativo da Prefeitura, manterá equipes de plantão todos os dias neste fim de ano para garantir a segurança alimentar da população.
A recomendação é que o consumidor fique atento à cor, odor e validade dos produtos. Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone (77) 3229-3480.

Por Léo Santos




