
A confirmação visual da queda do regime venezuelano veio através das redes sociais do próprio presidente dos Estados Unidos. Donald Trump publicou, há pouco, a primeira foto de Nicolás Maduro sob custódia americana, a bordo do navio de guerra USS Iwo Jima.
O Socialista de Marca
Além da situação de prisioneiro, um detalhe na imagem chamou a atenção da internet e gerou uma onda de comentários irônicos: o traje do líder socialista. Maduro aparece vestindo um conjunto esportivo cinza da Nike, uma das marcas mais emblemáticas do capitalismo norte-americano.
A cena não passou despercebida. Nas redes sociais, internautas questionam a coerência ideológica do ex-ditador: Cadê o comunismo?
No momento final, ele se rendeu ao conforto do capitalismo americano, comentou um usuário. O símbolo da marca é visível na calça do agora prisioneiro.
A bordo do USS Iwo Jima
Na legenda da postagem, Trump foi direto: Nicolas Maduro on board the USS Iwo Jima (Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima). Na foto, Maduro aparece com algemas plásticas, segurando uma garrafa de água e usando óculos de proteção visual e auditiva, típicos de transporte em aeronaves militares.
A imagem simboliza o fim de um ciclo e o início de um novo capítulo na geopolítica da América Latina, marcado pela imagem de um líder derrotado vestindo a marca do país que o capturou.
Por Léo Santos




