
Engana-se quem pensa que a Defesa Civil só atua debaixo de tempestade. Um balanço divulgado nesta terça-feira (6) mostra que o órgão trabalhou intensamente durante todo o ano de 2025, realizando um total de 782 atendimentos em Vitória da Conquista.
A atuação foi equilibrada, mas com maior demanda no campo: foram 482 ações na Zona Rural e 300 na Zona Urbana.
Um dos destaques do ano foi o combate aos efeitos da seca. A Operação Carro-Pipa, coordenada pelo órgão, garantiu o abastecimento mensal de cerca de 11 mil famílias em 181 localidades. Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 80 milhões de litros d’água durante o ano.
Além de responder a emergências, a Defesa Civil investiu em preparar a população:
• Nas Escolas: Mais de 500 estudantes municipais receberam orientações sobre prevenção de riscos;
• Comunidade: Integrantes dos Núcleos Comunitários (Nupdecs) receberam treinamento de primeiros socorros;
• Grandes Eventos: A equipe realizou vistorias preventivas em festas como o Arraiá da Conquista e o Festival de Inverno Bahia.
Para a coordenadora municipal Rosa Freitas, 2025 foi um ano muito produtivo. Ela ressalta que, embora tenham ocorrido chuvas, os transtornos não foram comparáveis aos de anos anteriores e destaca a união com outras secretarias para dar resposta rápida à população.

Por Léo Santos




