Ano de revolução: Secult celebra 2025 com o maior Arraiá da história e estreia da Carreta da Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Vitória da Conquista fechou o ano de 2025 com um saldo positivo de inovações e recordes. Segundo a pasta, o período foi marcado por ações que buscaram revolucionar o setor, democratizando o acesso à arte na cidade e na zona rural.

O Gigante Arraiá

O grande destaque do ano foi, sem dúvidas, o Arraiá da Conquista. Considerado o maior da história do município, o evento mudou de endereço, saindo do Glauber Rocha para o Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A mudança agradou: cerca de 200 mil pessoas passaram pelo local nos cinco dias de festa para assistir a shows de peso como João Gomes, Lauana Prado e Mastruz com Leite, além de talentos regionais.

Outra grande novidade foi a chegada da Carreta da Cultura. Adquirido através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o palco itinerante permite levar música, dança e teatro para os bairros periféricos e para a zona rural, descentralizando as atrações.

A infraestrutura também recebeu atenção com a reforma completa da Praça CEU (J. Murilo), que teve salas, quadra e parque infantil revitalizados, além de ganhar novos equipamentos para aulas de música e esportes.

A memória da cidade também foi blindada em 2025. A Secult oficializou o tombamento de cinco imóveis históricos:

• Prédio da Prefeitura Municipal;
• Edifício da Antiga Câmara de Vereadores;
• Casa das Artes;
• Solar dos Fonsecas;
• Solar dos Ferraz.

O ano encerrou com o brilho do Natal Conquista de Luz na Praça Tancredo Neves, que inovou com temática nordestina e árvores iluminadas no lago.

Por Léo Santos