
Uma operação da Polícia Civil desarticulou um esquema vergonhoso de desvio de recursos públicos neste sábado (17). A ação, coordenada pela Delegacia Territorial de Poções com apoio da 10ª COORPIN e da DRFR, resultou na apreensão de 41 caixas d’água e na prisão de dois homens.
O material, doado pela CODEVASF (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) e avaliado em cerca de R$ 120 mil, estava sendo desviado para fins particulares e políticos.
Dois irmãos, em Manoel Vitorino, foram presos em flagrante pelo crime de receptação.
O depoimento dos acusados trouxe à tona a participação de um agente público. Os irmãos confessaram que compraram 5 das caixas apreendidas por R$ 7.500,00 diretamente das mãos de um vereador de Manoel Vitorino. Segundo eles, a transação ocorreu há alguns dias.
Para tentar esconder a origem ilícita, o vereador teria ordenado que os irmãos apagassem as logomarcas da CODEVASF e os nomes contidos nas caixas, procedimento que já havia sido feito em várias unidades recuperadas. As demais caixas, segundo o relato, seriam distribuídas no distrito de Salgado para pessoas indicadas pelo próprio político.
A Polícia Civil esclareceu que o vereador não foi preso nesta operação porque o crime de peculato (desvio de bem público) ocorreu há semanas, o que impediu o flagrante. No entanto, as investigações continuam para apurar as denúncias e garantir que todos os envolvidos respondam na Justiça.


Por Léo Santos




