De olho na estatueta: Governo Lula libera R$ 800 mil para impulsionar filme brasileiro rumo ao Oscar

A busca pelo reconhecimento máximo do cinema mundial ganhou um reforço financeiro importante do Governo Federal. A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva destinou cerca de 800 mil reais para financiar a campanha internacional do filme O Agente Secreto, a aposta do Brasil para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.

O repasse foi oficializado pela Agência Nacional do Cinema, a Ancine, e tem um objetivo claro: fazer barulho em Hollywood. O recurso é voltado exclusivamente para ações de promoção e divulgação da obra junto aos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que são os responsáveis por votar e definir os indicados à premiação.

Os bastidores desse apoio revelam que o valor inicial previsto era de 400 mil reais. No entanto, a produtora do longa, a Cinemascópio Produções, argumentou que o montante seria insuficiente para cobrir os custos de uma estratégia de marketing agressiva fora do país.

Diante disso, o contrato firmado em dezembro de 2025 pelo diretor-presidente da Ancine, Alex Braga Muniz, dobrou o investimento para garantir que a obra tenha chances reais de competir com as produções estrangeiras.

Com o dinheiro liberado desde o dia 18 de dezembro, a expectativa agora gira em torno da repercussão do filme nos Estados Unidos e da possibilidade de trazer a tão sonhada estatueta dourada para o Brasil na cerimônia de 2026.

Por Léo Santos