
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4), a Operação Salvamento, focada em reprimir crimes de armazenamento e compartilhamento de conteúdos de abuso sexual infantojuvenil na internet.
Os agentes cumpriram dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão nas cidades de Poções e Salvador. Todas as ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Poções.
A investigação teve início após a equipe da PF ter acesso a conversas em uma rede social. Segundo a polícia, além de trocarem e comentarem sobre arquivos com cenas de abuso, os investigados chegavam a discutir formas de produzir novos materiais criminosos envolvendo os próprios filhos e irmãos menores de idade.
Durante as buscas, os policiais apreenderam aparelhos celulares que agora serão submetidos a perícia técnica especializada.
A corporação aproveitou a ação para emitir um alerta, orientando que pais e responsáveis monitorem os jovens tanto no mundo virtual quanto no físico. Medidas como acompanhar as atividades online, dialogar sobre os riscos das redes sociais e observar mudanças de comportamento repentinas, como isolamento ou excesso de segredo com o celular, são fundamentais para proteger as crianças e prevenir esse tipo de crime devastador.
Por Léo Santos




