Saúde em Todo Lugar realiza 555 atendimentos em manhã de ação nos condomínios Vila Sul e Vila Bonita

Em uma manhã de ação realizada nos condomínios Vila Sul e Vila Bonita, nesta terça-feira (27), o projeto Saúde em Todo Lugar prestou 555 atendimentos de saúde aos moradores da região. Essa é a primeira ação do projeto na zona urbana que, até então, vinha sendo desenvolvido somente na zona rural.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Camila Ribas, a intenção de trazer o Saúde em Todo Lugar para a zona urbana é oportunizar também mais atendimentos nos bairros que ainda não possuem unidades de saúde e são locais um pouco mais distantes do centro da cidade.

“Queremos proporcionar à população, a facilidade de acesso aos atendimentos de saúde. Então, nos condomínios residenciais do programa Casa Verde e Amarela já existe um outro projeto que é o HabSUS, que leva o atendimento itinerante, e a gente está agora associando esses dois projetos para ampliar ainda mais a assistência à população”, complementou a diretora.

Moradora do condomínio Vila Sul, Lilian Almeida, afirmou que a ação facilita o acesso aos serviços de saúde. “É bom demais essa ação aqui, porque o nosso posto de saúde é o CAE II e, às vezes, fica contramão pra ir lá, até por falta de transporte. Espero que venha mais vezes, pra ajudar a gente aqui”.

Lilian Almeida

Já Lúcia Souza, também residente do Vila Sul, aproveitou a ação para colocar a saúde em dia. “Meu cartão de vacina mesmo estava precisando da quarta dose e já vou tomar, e ainda fiz vários serviços aqui e gostei bastante. Estão de parabéns pela ação!”, destacou Lúcia.

No quiosque dos residenciais foram ofertados atendimentos de vacinação de rotina e contra a Covid-19, aferição de pressão arterial e glicemia, cadastro e atualização do cartão SUS, acompanhamento do Auxílio Brasil e distribuição de medicamentos, além de ações educativas sobre o cuidado com a saúde bucal, com aplicação tópica de flúor, e prevenção ao mosquito da dengue. Alguns moradores também cederam o espaço das suas residências para que os médicos clínicos pudessem realizar as consultas e fazer as coletas dos exames preventivos ginecológicos.

A secretária de saúde, Ramona Cerqueira, também esteve presente na ação para acompanhar o trabalho da equipe.

Advertisement