
Um criminoso considerado de alta periculosidade teve o CPF cancelado após uma intensa troca de tiros com policiais da Rondesp Sudoeste, na noite desta terça-feira (27), no bairro Conveima 1, zona oeste de Vitória da Conquista.
A guarnição realizava patrulhamento de rotina pela localidade quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da viatura, os elementos fugiram para dentro de uma residência já efetuando disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram a injusta agressão.
Durante o confronto, um dos suspeitos foi atingido. O comparsa conseguiu fugir do local e segue sendo procurado. A própria guarnição prestou socorro imediato ao indivíduo baleado, conduzindo-o ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde o médico plantonista constatou o óbito.
Na delegacia, o homem foi identificado como José Nilton Ribeiro, de 31 anos, foragido da Justiça e com uma extensa ficha criminal. Entre os crimes atribuídos a ele, constam dois homicídios cometidos contra companheiras em menos de um ano.
O caso mais recente ocorreu em janeiro de 2025, no interior de São Paulo. A vítima foi a cuidadora de idosos Liliane Aparecida, de 32 anos, que foi encontrada morta na própria residência após uma tentativa de reconciliação com o suspeito. Segundo a polícia paulista, Liliane deixou o filho caçula com uma vizinha para passar a noite com o ex-companheiro. Pela manhã, o menino foi devolvido para casa e recebido por José Nilton. Pouco depois, a criança procurou ajuda dizendo que a mãe “não acordava”. Liliane foi encontrada sem vida, e José fugiu do local.
Além desse crime, José já era acusado de ter matado uma outra companheira em novembro de 2024, também em circunstâncias violentas.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, que segue com a investigação para localizar o segundo suspeito envolvido na ação.




