
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 76 aves silvestres da espécie Azulão, que estavam sendo transportadas em condições de maus-tratos, na tarde da última quarta-feira (13).
A ação ocorreu durante uma fiscalização na BR-116, na unidade da PRF em Jequié (BA).
Durante uma operação de educação para o trânsito, os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Natal (RN) – São Paulo (SP). Na verificação dos passageiros, um homem foi flagrado transportando os animais sem qualquer tipo de documentação ou autorização ambiental.
As aves estavam amontoadas em uma situação de extrema crueldade: presas em sete gaiolas subdivididas em pequenos compartimentos, que por sua vez estavam dentro de duas bolsas fechadas, sem acesso à luz e com ventilação limitada. Muitos dos pássaros já apresentavam sinais de fraqueza devido à superlotação e às péssimas condições do transporte.
O homem admitiu ser o dono dos animais e disse que os havia recebido na feira de Jequié, pretendendo levá-los para Belo Horizonte (MG) e Itabela (BA).
Ele foi preso por crime ambiental e encaminhado à Polícia Judiciária. As 76 aves foram entregues ao órgão ambiental competente, onde receberão cuidados veterinários para reabilitação antes de serem devolvidas à natureza.




