MENOS VELOCIDADE, MAIS VIDAS: Governo abre consulta pública para reduzir limite de velocidade nas cidades

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), deu um passo importante que pode mudar a forma como dirigimos no Brasil. Foi aberta uma consulta pública para debater a redução da velocidade máxima em vias urbanas em todo o país.

A proposta, que ficará aberta para a opinião popular por 30 dias, visa diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito, alinhando o Brasil a tendências de segurança viária já adotadas em vários países.

A ideia principal é criar novos padrões de velocidade, como, por exemplo, fixar o limite em 50 km/h em grandes avenidas e 30 km/h em ruas locais (dentro de bairros), a menos que haja sinalização indicando uma velocidade diferente.

A inspiração para a mudança vem de experiências de sucesso em grandes capitais brasileiras. Em cidades como São Paulo e Fortaleza, a redução dos limites de velocidade em vias importantes resultou em uma queda drástica no número de acidentes fatais e graves, com um impacto mínimo, de apenas alguns minutos, no tempo total de viagem dos motoristas.

O debate está aberto e a população pode participar da consulta através do portal “Participa + Brasil”. A medida, se aprovada, representa uma das maiores mudanças no Código de Trânsito Brasileiro dos últimos anos, priorizando a vida no caótico trânsito das nossas cidades.