ALÍVIO NO BOLSO? Conta de luz de outubro virá mais barata; Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 1

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), uma notícia que traz um pequeno alívio para o bolso do consumidor: a bandeira tarifária na conta de luz para o mês de outubro será a vermelha patamar 1. A medida representa uma economia em comparação com o mês de setembro, que operou sob a bandeira vermelha patamar 2, mais cara.

Na prática, a mudança significa que o custo adicional na conta de luz será menor. Em outubro, o acréscimo será de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em setembro, esse valor era de R$ 7,87.
Apesar da redução no custo extra, a permanência da bandeira vermelha indica que a situação da geração de energia no país ainda inspira cuidados. Segundo a Aneel, o volume de chuvas continua abaixo da média, o que afeta o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Para garantir o fornecimento de energia, é necessário acionar as usinas termelétricas, que têm um custo de geração mais elevado. É justamente esse custo extra que é repassado ao consumidor através das bandeiras tarifárias.