
Vitória da Conquista, uma cidade cheia de suas particularidades, guarda um dos maiores enigmas do comportamento humano: o motorista que freia quando o sinal fica verde. Se você dirige na cidade, certamente já passou por isso. O sinal abre, sua mente diz “acelera”, mas o carro da frente… para.
É um fenômeno digno de estudo. O semáforo, que em qualquer lugar do mundo é um sinal universal para “AVANÇAR”, em Conquista parece ter ganhado uma nova interpretação: “ESPERE AÍ, DEIXA EU TER CERTEZA”.
Acreditamos que seja a Teoria do “Pé Trocado” (a mais provável): Especialistas de boteco afirmam que, de tanto ficar com o pé no freio esperando, o cérebro manda acelerar, mas o pé, por puro costume, dá aquela leve pressionada no freio “só por garantia”.
Brincadeiras à parte, essa pequena freada ou hesitação causa um efeito cascata no trânsito já complicado da cidade, criando o famoso “efeito sanfona” e testando a paciência de quem vem atrás.
Portanto, amigo motorista, fica a dica do seu amigo Léo Santos: o sinal ficou verde? Pode ir! A cidade agradece. E o motorista de trás, também!




