
O clima esquentou na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Após uma semana de intensa polêmica e forte cobrança popular, diversos vereadores usaram a tribuna na sessão desta quarta-feira (08) para desabafar, se mostrar emotivos e, principalmente, culpar os blogs da cidade pela repercussão negativa de projetos aprovados pela casa.
A revolta dos parlamentares vem após a aprovação de um parecer favorável a um projeto que amplia a cobrança da taxa de iluminação (COSIP) para proprietários de terrenos não edificados. A medida foi amplamente rechaçada pela população. Para completar, também gerou repúdio a notícia de uma proposta da mesa diretora para criar um vale-alimentação de R$ 1.800,00 para os próprios vereadores e servidores.
Diante das críticas, alguns vereadores partiram para o ataque. O vereador Edjaime Rosa (Bibia) culpou diretamente os blogs, aos quais chamou de “comprados” e “vendidos por alguns partidos”, e classificou as matérias como “fake news”. “Falo isso e não tenho medo!”, afirmou o edil, que chegou a ameaçar se reunir com a mesa diretora para “decidir o destino dessas pessoas que vêm ‘deflagrar’ a imagem dos vereadores”.
O líder da prefeita, Edvaldo Ferreira Jr., também criticou o que chamou de “mentira”, defendendo que o projeto da COSIP protege a população mais pobre e que os “ricos é que vão pagar mais”.
A reação dos vereadores, de culpar a imprensa em vez de dialogar com a população sobre suas preocupações, apenas adicionou mais lenha na fogueira da polêmica, gerando ainda mais questionamentos sobre a transparência e a conduta do legislativo municipal.




