O governo federal propôs uma grande mudança na forma como os brasileiros podem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o objetivo de reduzir custos e burocracia. Caso a nova resolução do Contran seja aprovada após a consulta pública, o processo terá novas etapas e mais flexibilidade.

Entenda como vai funcionar cada fase:

Inscrição Digital
O processo começará de forma quase toda digital, com a solicitação inicial feita diretamente no órgão de trânsito de cada estado. As exigências básicas, como ter no mínimo 18 anos e saber ler e escrever, continuarão as mesmas.

Curso Teórico Flexível
A parte teórica continuará sendo obrigatória, mas o candidato terá três opções de onde estudar, podendo escolher aulas a distância e até gravadas:

Curso on-line oferecido pelo governo federal.
Autoescola (com opção de aulas presenciais ou a distância).
Escolas públicas de trânsito, vinculadas aos órgãos estaduais.

Exames Médicos Obrigatórios
Após concluir o curso teórico, o candidato deverá passar pelos mesmos exames de saúde exigidos hoje: a avaliação psicológica (psicotécnico) e o exame de aptidão física. As taxas para esses exames são de competência dos Detrans e não sofrem alteração pela proposta federal.

Prova Teórica
O exame teórico, com até 30 questões e exigência de 70% de acerto, continua obrigatório. A novidade é que a prova poderá ser feita a distância, desde que seja monitorada pela autoridade de trânsito competente.

Prova Prática Direta e com Carro Próprio
Esta é a maior mudança. Após ser aprovado na prova teórica, o candidato não precisará mais cumprir uma carga horária mínima de aulas práticas e poderá ir diretamente para o exame de direção.

O veículo usado no teste também não precisará mais ser de uma autoescola. O candidato poderá usar um carro próprio ou de terceiros, e o veículo não terá a obrigatoriedade do duplo comando de pedais (o “pedal do pânico”). No entanto, o automóvel deverá obedecer a alguns requisitos, como idade máxima e o uso de uma identificação externa (como um adesivo) informando que está sendo usado para a prova.