Manoel Gusmão e Ana Paula se reúnem com a APAE para discutir desafios da instituição

Na tarde de quinta-feira (16), o líder comunitário e presidente municipal do PODEMOS, Manoel Gusmão da Silveira, e a assistente social e presidente municipal do PODEMOS Mulher, Ana Paula, visitaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista. O objetivo do encontro foi conhecer as demandas e os problemas enfrentados pela instituição.

A direção da Apae informou que, nos últimos anos, a associação tem enfrentado dificuldades financeiras devido à redução no número de servidores cedidos pelos governos estadual e municipal, o que gerou a necessidade de contratar mais profissionais para atender as 540 pessoas assistidas. A diretora Deise Placha também apontou que os atrasos nos repasses de verbas públicas têm dificultado a manutenção dos serviços e a realização de reformas e ampliações necessárias.

Durante a reunião, Manoel Gusmão e Ana Paula se comprometeram a articular encontros com o Executivo Municipal e com deputados estaduais e federais para buscar soluções. “Daqui nós já tiramos alguns aspectos para uma conversa com o Governo do Estado, Governo Federal e, acima de tudo, com o Município, com a prefeita, para buscarmos soluções viáveis e urgentes”, destacou Gusmão.

Ana Paula reforçou o papel de mediadora da comunidade. “A participação da comunidade tem o seu papel fundamental de ajudar, colaborar, servir e mediar encontros da instituição, a partir das suas necessidades, com os órgãos competentes para dar solução rápida às suas necessidades”, afirmou.

A diretora Deise Placha explicou que a Apae, com 48 anos de história, atua nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, atendendo a 540 usuários e suas famílias, tanto de Vitória da Conquista quanto da região. Ela ressaltou que a regularização dos repasses é crucial. “Sem recursos financeiros não tem como a gente manter qualquer serviço”, disse a diretora.

A presidente da Apae, Maria do Carmo (Carminha), demonstrou otimismo após o encontro. “Eu estou muito feliz com a presença deles, vi que não é somente uma fala, vi realmente pessoas com propósito, vi pessoas realmente comprometidas. Eu estou esperançosa de que vai haver uma solução realmente da nossa causa”, concluiu.